O artigo “A problematização dos saberes de gênero no ambiente escolar: uma proposta de intervenção à formação docente”, escrito por Fabiane Freire França - Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão e Geiva Carolina Calsa - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá faz referência às representações sociais de gênero no âmbito escolar.
O artigo trata-se de uma pesquisa-ação participativa que foi realizada com 12 (doze) professores e professoras que atuam em turmas de 5ª e 6ª séries de uma escola pública da cidade de Sarandi/PR. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Destaca-se que os/as entrevistados são intrinsecamente influenciados pelas suas histórias de vida. Essas vivências, construídas em um contexto social, histórico e cultural trazem para a sua realidade uma concepção de gênero.
Desta forma como os padrões socialmente construídos determinam o ser menino e ser menina, sendo estas regras repassadas de geração por geração, naturalizando a mulher como ser subordinado, faz com que os/as professores, “involuntariamente”, com objetivo de atender os objetivos da escola e dos pais, reforcem estereótipos de gênero e não conseguem perceber que a problemática de gênero é fundamental para compreensão das relações que envolvem meninos e meninas na sociedade.
O resultado desta e de outras pesquisas recentes apontam que a questão de gênero é um tema pouco abordado no ambiente escolar, principalmente com as crianças e adolescentes e que a própria formação profissional não contribui para nortear uma melhor compreensão das questões relacionadas ao gênero, visto que 84% dos professores responderam na primeira fase da pesquisa que gênero restringe-se à diferença biológica dos sexos opostos.
Assim, propõe-se um trabalho com docentes no ambiente escolar.
Objetivo Geral da Ação
Repensar o conceito de gênero em um contexto sócio histórico que produz relações desiguais de poder;
Provocar reflexões critica entre as/os profissionais da educação, com relação à construção dicotômica de gênero em nossa sociedade na rígida definição dos papeis masculinos e femininos possíveis de gerar discriminações e preconceitos;
Ampliar o universo informacional dos docentes da rede de ensino municipal.
Descrição da Ação
Promover oficinas de sensibilização, dinâmicas em grupo e intervenções pedagógicas de forma a proporcionar vivências e momentos de discussão e reflexão sobre gênero no ambiente escolar e suas implicações na sociedade.
Cronograma
Para planejamento: 03 meses.
Para execução: 12 meses.
População Beneficiada
Professores e alunos da rede municipal de ensino de Santa Leopoldina.
Referência
FRANÇA, Fabiane Freire; CALSA, Geiva Carolina. A problematização dos saberes de gênero no ambiente escolar: uma proposta de intervenção à formação docente. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2874> acesso em 03 de outubro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário